O sistema cardio-circulatório: Para que serve?

O corpo humano é formado por trilhões de células que constituem diferentes sistemas, entre os quais os sistemas: respiratório, digestório, excretor, reprodutor e circulatório. Cada sistema engloba diversos órgãos, que trabalham juntos com a mesma finalidade: manter a homeostase (equilíbrio dinâmico entre os diversos sistemas). Cada órgão, por sua vez, é constituído por diferentes tecidos. No caso do sistema circulatório encontramos o tecido muscular estriado no coração, o tecido sanguíneo e os tecidos que formam as paredes dos vasos (artérias, veias e capilares). Mas a unidade básica de todos os tecidos é a célula.

Todas as células que constituem um organismo precisam receber nutrientes e eliminar substâncias para realizar, adequadamente, suas funções.

Em organismos de pequeno porte (até aproximadamente um milímetro de diâmetro) as trocas de substâncias com o meio são feitas por difusão, mecanismo de entrada e saída de substâncias através da membrana celular de acordo com o seu gradiente de concentração, sempre a difusão ocorre do local de maior concentração da substância para o local de menor concentração. Porém, nos animais de grande porte muitas células situam-se distantes das áreas de troca de substâncias e desta forma se fez necessário o desenvolvimento de um sistema de transporte: o sistema cárdio-circulatório ou cardiovascular.

Além do transporte de substâncias o sistema cárdio-circulatório possibilita a interação entre os diversos órgãos e sistemas do organismo transportando, não só nutrientes dos locais de absorção (trato gastrointestinal) para todas as células e gases respiratórios (oxigênio, O2, e dióxido de carbono, CO2), como também, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos alvos. É o sistema cárdio-circulatório quem coleta metabólicos celulares excretados e catabólitos direcionados ao fígado para metabolização ou aos rins para excreção. Em adição, colabora na termorregulação (acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e, abaixo dela, produz vasocronstrição periférica), e apresenta papel na defesa do organismo contra perdas de sangue (caso um vaso se rompa, hemostasia) e contra infecções através do transporte de células do sistema imunológico (como macrófagos, mastócitos, células T).

Quais os componentes do sistema cárdio-circulatório dos mamíferos?

O sistema cárdio-circulatório é constituído pela interação entre o coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Assim, precisamos ter uma noção sobre a constituição de cada um destes elementos:

• Coração: tecido muscular estriado que trabalha como uma bomba, órgão propulsor (link coração como Bomba) impulsionando o sangue pelo sistema de vasos de todo o corpo.
  • Vasos: local por onde o sangue tem acesso aos diversos tecidos. Os vasos são subdivididos em três categorias.

1. Artérias: constituídas por três camadas:
  • Endotelial, mais interna, formada por uma única camada de células achatadas;
  • Musculo liso, mediana;
  • Tecido conjuntivo e fibras elásticas, externa.

As artérias são mais espessas e suas pressões são mais altas que a dos outros vasos, pois são responsáveis por distribuir o sangue arterial (mais rico em O2 e nutrientes). Artérias são vasos que saem do coração.

1. Veias: possuem as três camadas de tecido (endotelial, muscular e conjuntivo) como as artérias, porém a camada muscular é menos desenvolvida e o tecido conjuntivo apresentam poucas fibras elásticas. São vasos menos espessos e transportam o sangue venoso (mais rico em gás carbônico e metabólitos) dos órgãos e tecidos de volta para o coração, nelas a pressão sanguínea é menor. Veias são vasos que chegam (retornam) ao coração. As veias funcionam como reservatórios de sangue (link regulação do débito cardíaco). Diferentemente das artérias, as veias possuem válvulas que garantem o fluxo sanguíneo unidirecional, ou seja, de volta para o coração, impedindo refluxo do sangue dentro do sistema de vasos.
  1. Capilares: são vasos de pequeno calibre e que possuem uma única camada de células, neles ocorrem difusão, troca ou transferência de substâncias entre sangue e células teciduais.
  • Sangue: tecido em estado líquido constituído por glóbulos vermelhos (hemáceas ou eritrócitos, responsáveis pelo transporte de gases), glóbulos brancos (encarregados da defesa do organismo) e o plasma. No plasma encontramos proteínas (como a albumina), água e outras substâncias como hormônios, sais minerais, glicose, etc.

Autores: Juliana Irani Fratucci de Gobb, Paloma Grazielle Bittencourt da Silva,
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=7